terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Cantor brasileiro "Caetano Veloso" com" Alegria Alegria" - Festival da Canção de 1967- Ouçam vale a pena !




A canção "Alegria Alegra" composição do cantor baiano "Caetano Veloso", se tornou conhecida no festival da canção da TV Record de 1967, programa que era apresentado todos os anos na década de 60 que além do grande sucesso, revelava cantores,grupos e compositores brasileiros.

Caetano Veloso", assim como Chico Buarque,Gilberto Gil entre outros,iniciavam suas carreira ou ao menos foi o período em que se tornaram conhecidos popularmente e foi um marco inicial do "tropicalismo".

No ano anterior "Chico Buarque" havia participado do mesmo festival com a canção " A banda" e havia sido um grande sucesso e "Caetano", não queira deixar por menos e compôs "Alegria Alegria"  diferente da marcha "A Banda" então ele escreveu uma canção contemporânea Pop.

Em um trecho da letra, "Caetano" realizou uma citação do livro do escritor e filosofo francês Jean Paul  que diz; "Nada nos Bolsos Nada nas Mãos" que se tornou "Nada nos Bolsos ou nas Mãos".

A canção chocou os tradicionalistas da época,pois foi incluído guitarra no arranjo e setores de esquerda classificaram como influência do Rock , algo sentido também por "Gilberto Gil" que participou do mesmo festival com a canção "Domingo no Parque"

A musica "Alegria Alegria" ficou com o 4° Lugar do festival e hoje está entre as 10 melhores musicas brasileiras segundo a revista Rolling Stones Brasil.

Importante salientar que a TV Globo a Extinta TV Excelsior e a própria TV Record foram as emissoras que apresentaram os festivais que marcaram uma época.

Relaciona abaixo a classificação das canções finalista do festival de 1967.

1°) "Ponteio" ( Edú Lobo e Capinam ) Intérpretes - Edú Lobo, Marília medalha , Momentoqutro e quarteto Novo )

2°) "Domingo no Parque" ( Gilberto Gil ) Intérpretes - Gilberto Gil e  Os Mutantes.

3°) "Roda Viva" ( Chico Buarque) Intérpretes -  Chico Buarque e MPB - 4.

4°) "Alegria Alegria" ( Caetano Veloso ) Intérpretes - Caetano Velosos e Beat Boys.

5°) "Maria Carnaval e Cinzas ( Luiz Carlos Paraná) - Intérprete Roberto Carlos.

6°) "Gabriela" ( Francisco Maranhão ) Intérpretes - MPB - 4


abraços !

Um comentário:

  1. Esses festivais eram incríveis e movimentavam a juventude da época,todos ficavam ansiosos para torcer por suas músicas preferidas!Pena que não existam mais programas desse gênero,onde grandes valores de nossa música foram revelados!

    beijos

    ResponderExcluir