sexta-feira, 15 de março de 2013

Canção Guantanamera sucesso de 1966 com o grupo o americano The Sindpipers




A canção "Guantanamera " data da década de 60 e foi gravada por vários grupos e artistas nacionais e internacionais.

Aqui no Brasil foi gravada pelo grupo musical "Raices de América" e "Taracón" .  Já em outros países por "Julio Iglesias", "Trini Lopes"  "Joan Baez" o Porto Riquenho "Jose Feliciano", entre outros.

Mas o sucesso internacional dessa canção, veio mesmo com o grupo americano "The Sindpipers" em 1968.

"Guantanamera" , foi uma canção usada para fazer propaganda do regime socialista de "Cuba" e da e da figura do guerrilheiro , médico argentino "Ernesto Guevara" o  "Che" que faleceu em combate no ano de 1967.

A canção foi composto por "Jose Marti" e "Josito Fernandes" e "Guantanamera" significa mulher de "Guantamantáno" província ao sudeste da Ilha, onde os Estados Unidos tem uma base naval.

A inspiração da musica veio a partir da década de 40 quando "Josito" que além de cantor e compositor ,  era na época um radialista que se inspirou em uma de suas fás na época aproveitando os versos publicados em 1891 pelo advogado "Jose Marti" .

Mas o musicólogo "Tony Évora" afirma que os versos deve-se a uma versão do compositor espanhol, "Julian Orbón"

Mas independente das junções de letristas e músicos dessa linda canção o impostante aqui é salientar que o sucesso veio mesmo com "The Sindpipers" , que nós jovens adolescente da década de 60 éramos ecléticos e curtíamos tanto "Rock and roll" como as lindas canções italianas , boleros entre tantos outros gêneros musicais que também faziam sucesso na época , diferentemente de hoje onde os jovens tem gostos segmentados , pois um grupo aprecia o "Funk"  outros "Rock" , " o " Sertanejo universitário" entre tantos outros ritmos , mas isso é a tendência da juventude e público em geral pelo mundo.

"The Sindpipers ( Os Maçaricos ) já não existe mais, porém é importante salientar que foi um grupo musical da década de 60 que não obtiveram uma carreira longa e a musica "Guantanamera" os levou ao Top 10 das paradas e 1966.

Eles permaneceram em atividade até 1975 e o grupo era formado por; "Richard Shoff" " Mike Piano" ,"Jim Brady" e "Pamela Ramcier"  com a exceção da cantora "Pamela" , todos eles nasceram no ano de 1944 nos "Estados Unidos".

Além da "Guantanamera" o grupo fez sucesso também com "Cuando Sali de Cuba" que foi internacionalmente o segundo grande Top do grupo,mas tiveram diversas outras gravações de sucesso principalmente nos "Estados Unidos" , canções como "Wind Of Your Mind" "Louie Louie"
"Quando M'innamoro" canção apresentada no festival de "San Remo na "Itália" em 1968 ano em que o nosso "Roberto Carlos" venceu o festival com "Cazone Per Te"  de "Sergio Endrigo"


abraços !






3 comentários:

  1. Amei a história da música,não imaginava ser tão antiga!Gosto muito da música cubana.Outra curiosidade é que a música "Quando me inamoro",do mesmo grupo,concorreu no "Festival de San Remo" no mesmo ano da nossa "Canzone Per Te" interpretada por Roberto Carlos!
    E,para encerrar...é muito bom sermos ecléticos e gostarmos de tantos genêros musicais!
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Esqueceu do Carlos Gonzaga que na minha opinião foi a melhor regravação.

    ResponderExcluir