terça-feira, 26 de março de 2013

Clara Nunes com a canção Morena de Angola da década de 70 e composição de Chico Buarque de Holanda




                                                             

"Clara Francisca Gonçalves" a nossa "Clara Nunes" cantora e pesquisadora da música popular brasileira dos rítimos e folclore , nasceu aos 12 de Agosto de 1942 em "Paraopeba" "Minas Gerais e faleceu aos 40 anos em 2 de Abril de 1983 no "Rio de Janeiro".

Considerada uma das maiores intérpretes da música popular brasileira , "Clara Nunes", representou o "Brasil" viajando varias vezes para "Africa". Conhecedora das danças e das tradições "afro - brasileira" se converteu para "Umbanda".

Ela foi a cantora que mais gravou canções dos compositores da escola de samba "Portela" , sendo a primeira cantora a quebrar um tabu, com a vendagem de mais de 100.000 cópias, já que constava que as mulheres não vendiam discos.

"Clara Nunes" era a caçula entre sete irmãos, que eram filhos de Manoel Ferreira de Araujo" o "Mané Serrador" apelido imputado devido a trabalhar como marceneiro na fábrica de tecidos "Cedro e Cachoeira" , onde"Clara" também trabalharia quando tinha 14 anos.

O Pai de "Clara" faleceu em 1944 e logo sua mãe "Amélia Gonçalves Nunes" também faleceria e "Clara" foi então criada pelos irmãos "(Dindinha") "Maria Gonçalves" e Jose.

"Clara Nunes" , cresceu ouvindo "Carmem Costa" "Angela Maria" , "Dalva de Oliveira" e principalmente "Elizeth Cardoso" , cantoras que a influenciaram fortemente , mas "Clara" criou seu próprio estilo.

Em 1952 quando ainda menina, ganhava seu primeiro prêmio , um vestido azul, por ter interpretado "Recuerdos de Ypacaraí" em um festival organizado em sua cidade.

Em 1957 "Clara" se mudou para "Belo Horizonte", devido ao fato de que seu irmão "Jose" assassinou um namorado seu e ela foi então morar com seus irmãos "Vicentina" e Joaquim".

Nessa época "Clara Nunes" trabalhava como tecelã e estudava a noite o curso normal que na época eram realizados por pessoas que queria ser professor.

Aos finais de semana , ela ensaiava no coral da igreja local "Renascença", período em que ela conheceu o compositor do hino do clube de futebol "Cruzeiro" de "Belo Horizonte" o violonista "Jadir Ambrósio" o qual a levou em vários programas de radio como. o "Degraus da Fama",quando se apresentava com o nome de "Clara Francisca".

Na década de 60 , "Clara" conheceu e namorou por dez anos "Aurino Araujo" irmão do cantor da jovem guarda "Eduardo Araujo" ,quando então conheceu o produtor musical "Cid Carvalho" que a influenciaria mudar o nome para "Clara Nunes"

Em 1963 "Clara Nunes" faleceu quando se submetia a uma simples cirurgia de varizes e teve uma reação alérgica a um componente anestésico.

Postarei ainda , outras canções dessa excepcional cantora da musica popular brasileira e os prêmios conquistados durante sua carreira.  É só aguardar!


abraços !
















Um comentário:

  1. Amei você ter lembrado de Clara Nunes,curti muito suas músicas e lembro de ter chorado quando ela se foi!Foi muito bom recordar e saber um pouco mais dessa cantora de tantos sucessos.Por exemplo,eu não sabia que ela foi pesquisadora do nosso folclore!
    Vou aguardar as próximas publicações sobre ela.

    ResponderExcluir