quarta-feira, 6 de março de 2013

Garota de Ipanema - Tom Jobim & Frank Sinatra - canção de 1963



Antonio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim ou apenas , "Tom Jobim" , nasceu em 25 de Janeiro de 1927 na "Tijuca" "Rio de Janeiro" e faleceu em 1994 aos 67 anos de idade nos "Estados Unidos" ( Nova Yorque".

Foi casado de 1949 a 1985 com "Thereza de Otero Hermanny" com quem teve os filhos "Paulo" e "Elizabeth".

Em 1986 casou-se com a fotografa e vocalista da "Banda Nova" "Ana Beatriz Lontra" que tinha a  mesma idade de sua filha "Elizabeth".

"Tom" e "Ana" tiveram dois filhos "João Francisco" e "Maria Luiza"

Ele foi pianista,compositor,cantor,arranjador,maestro e um exímio Violonista , tendo como professor o alemão "Hans Joachin Koellrutter" , introdutor da técnica "Dodecafônica" criada na década de 30 que utiliza-se doze sons e foge do sistema tonal,bem como da harmonia tradicional.

Sua trajetória artística musical foi fantástica e até hoje é um dos mais respeitados e conceituado artistas brasileiros de todos os tempos.

Na década de 50 ele tocava em bares e boates de "Copacabana" como no "Beco das Garrafas" e  também em "Ipanema"

No ano de 1952 foi contratado pela gravadora "Continental" como arranjador e depois passou para a gravadora "Odeon",porém essa atividade tomava muito seu tempo que o impedia de fazer o que ele mais amava que era compor e mesmo assim nessa época, fez algumas composições sendo que a musica "Incerteza" foi sua primeira gravação em parceria com "Newton Mendonça" na voz de "Mauricy Moura".

Compôs com Billy Blanco" Tereza da Praia" na voz de Dick Farney" e  "Lúcio Alves" canção de 1954. Depois ocorreram outras parcerias como por exemplo com a cantora "Dolores Duran" na canção " Se for por falta de Adeus"

A partir de 1958 "Vinicius de Moraes" foi seu maior parceiro de composições,iniciando uma canção para a peça de teatro "Orfeu da Conceição" e a musica se tratava de uma antológica composição " "Se todos fossem iguais a você"

"Tom" foi um dos embrionários da "Bossa Nova" quando compôs em parceria com "Vinicius" "Canção do amor demais" interpretada por "Elizeth Cardoso" sendo acompanhada no violão pelo então um baiano desconhecido "João Gilberto"

Em 1959 a cantora "Silvinha Teles" mãe da cantora "Claudia Teles" gravou mais uma composição de "Tom" "Amor de gente moça", foi um  LP com 12 composições de "Tom" sendo que duas delas em parceria com "Aloysio" de Oliveira" e "Vinicius"

Após seu destaque no festival da "Bossa Nova" "Carnegie Hall" em Nova Yorque" m 1962 "Tom Jobin" e "Vinicius de Moraes", no ano seguinte lançaram o maior sucesso da musica brasileira no exterior "Garota de Ipanema"

Entre 1962 e 1963, choveu composições de clássicos imortais como: "Samba do avião" -  "Só danço samba" - "Ela é carioca" - "O morro não tem vez" - "Inútil paisagem" - "Chega de saudade" - "Só danço samba", entre outras.

Em 1967 voltando aos "Estados Unidos" para gravar com "Franck Sinatra" a canção deste vídeo que aqui você ouve e assisti dois dos maiores artistas mundiais.

Importante salientar ainda as influências do "Tom" que foram "Heitor Villa Lobos" -  "Dorival Caymmi" - "Ary Barroso" , entre outros e teve como afiliações; "Chico Buarque de Holanda" - "Frank Sinatra" - "Dolores Duran" - "Elis Regina" "Edu Lobo" - "Vinicius de Moraes" entre outros.

Em homenagem a essa fantástico artista brasileiro o aeroporto internacional do "Rio de Janeiro" o "Galeão", passou a se chamar "Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobin".

abraços










2 comentários:

  1. Dois "monstros" da música popular brasileira na composição...e na interpretação,ahhhh,não tem o que comentar!!!!
    Sua história é brilhante tanto quanto foi sua carreira e suas canções maravilhosas!

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Miriam, bem colocado os seus comentários...bjus do maridão e obrigado pelo apoio de sempre!

      Excluir