quarta-feira, 15 de maio de 2013

Cantor e compositor brasileiro Sergio Sampaio com uma canção de 1972 "Eu quero é botar meu bloco na rua


                                                                   

Conterrâneo de "Roberto Carlos" o compositor e cantor brasileiro ,  "Sergio Sampaio" nasceu em "Cachoeiro de Itapemirim"  ( Espirito Santo) aos 13 de Abril de 1947 e faleceu em 15 de Maio de 1994 no "Rio de Janeiro".

Suas composições eram muito diversificadas, indo do samba e choro , até Blues,baladas e Rock' Roll.

Filho de "Raul Gonçalves Sampaio" que era dono de uma "Tamancaria" e maestro de banda e da professora primária "Maria de Lourdes Moraes". Era primo de "Raul Sampaio Cocco" conhecido compositor de várias canções de "Roberto Carlos"

"Sergio" em 1964 fracassou na tentativa de trabalhar numa rádio no "Rio de Janeiro" ,mas como era aficionado por ser radialista ,  mudou-se definitivamente para o "Rio" porém não se estabilizou em nenhum trabalho,pois foi atraído pela vida da boêmia carioca , bebida e vivia em pensões baratas e mendigava pelas ruas do "Rio" por um prato de comida.

Em 1970 demiti-se da rádio "Continental" ,dedicando-se a partir de então,  integralmente á música , candidatando-se ao "Festival Fluminense da canção" ,que era uma etapa para o 3°"FIC" (Festival Internacional da Canção", ficando entre os 20 finalista com a canção "Hei Você".

Após conhecer "Raul Seixas" na época produtor musical da gravadora "CBS" hoje "Sony Music" . Iniciava a partir de então uma longa amizade e parceria.

Finalmente em 1972, participando do "IV "FIC" veio seu grande sucesso "Eu quero é botar meu bloco na rua" que integrou o disco do festival,vendendo 500.000 cópias ,fazendo com que "Sergio" recebesse o "Troféu Imprensa" na "Rede Globo de Televisão" no ano de 1972, por "Silvio Santos" que na época trabalhava na casa.

"Sergio Sampaio" casou-se em 1974 com sua conterrânea "Maria Verônica Martins" mas o casamento durou apenas até o final da década.

Em 1990 separado da esposa e afastado da mídia, muda-se para "Bahia" onde "Elba Ramalho", "Luiz Melodia"  e o grupo "Roupa Nova" , lançaram velhos sucessos do artista.

Em 1994,acerta com a gravadora "Baratos Afins" um projeto com novas canções, porém não chegou a concluí-lo , vindo a falecer aos 47 anos de pancreatite.

Infelizmente mais um artista que partiu cedo, deixando entristecidos , fás e admiradores da boa música brasileira.


abraços !








Um comentário:

  1. Ao ouvir essa música me lembrei dos festivais dessa época que revelaram muitos cantores e compositores da nossa boa música brasileira.
    Pena que, nos dias de hoje, estejamos tão pobres de talentos musicais!

    beijos

    ResponderExcluir