quarta-feira, 3 de abril de 2013

Fernando Mendes com a gravação original de Você não me ensinou a te esquecer do ano de 1979.





"Luis Fernando Mendes Ferreira o cantor brasileiro "Fernando Mendes" nasceu em 07 de Maio de 1950 no Estado de Minas Gerais no município de "Conselheiro Pena" , nascido em uma família pobre ,mas logo cedo despertava seu talento pela música e aos quinze anos ganha do seu pai seu primeiro violão.

Cantor,compositor que se destacou na década de 70 com a canção "Cadeira de Rodas" que vendeu mais de 1 milhão de cópias e era executada em todas as rádios do país.

Aos dezessete anos, formava com alguns amigos sua primeira banda que se chamava "Blue Boys" que iniciaram se apresentado nos bailes de sua cidade.

Quando se mudou para o "Rio de Janeiro", "Fernando Mendes" começou a cantar na "Boite Plaza" em "Copacabana",onde conheceu o chefe de promoção da gravadora "Copacabana" que o apresentou ao "Miguel" integrante da banda "The Fevers" e na época divulgador da "Odeon" e o encaminhou para um teste ,dando assim inicio a sua maravilhosa carreira, que ocorreu a partir de 1972.

Em 1973 , gravaria uma canção de sua autoria  "A" Desconhecida" que foi regravada em 1990 pelo "Fumkeiro" "Mister Mu" e mais recentemente pelo cantor "Leonardo"

Juntamente com "Jose Augusto" "Fernando Mendes" compôs algumas canções na década de 70 , aprimorando assim seu conhecimento musical e o despertando para ser um dos mais respeitados artistas da época.

Sua primeira aparição da TV , se deu no programa do "Chacrinha" , quando se tornou conhecido em todo "Brasil".   A canção "Recordações" uma das faixas do seu primeiro LP, chegou a marca de 100.000 cópias vendidas.

No ano de 1974 sua música "Meu pequeno amigo" , foi censurada pelo regime militar na época pela referência da letra ao "Carlinhos" menino sequestrado fato de grande repercussão nacional.e até hoje sem solução , porém o cantor fazia de 10 a 15 Shows por mês se transformando em um ídolo de grande massa.

No final desse mesmo ano ,lançou seu segundo LP, que obteve o mesmo sucesso anterior com a canção "Ontem ,hoje , amanhã".

Seu terceiro LP , lançado em 1975, chegou a venda de 250 mil cópias em poucos meses e a canção de destaque foi "Cadeira de roda". , rendendo inclusive o disco de ouro.

Suas canções foram temas de novela da "Rede Globo de televisão" e assim, sucederam vários prêmios e uma indicação ao "Grammy" em 2004 e recebeu também o prêmio "Villa Lobos" como o disco mais vendido.

A canção que se ouve neste vídeo, teve regravações de "Bruno e Marrone", "Cristian & Ralf" entre outros e e regravada também por "Caetano Veloso" que trouxe de volta "Fernando Mendes" ao cenário musical, já que a canção foi também tema do filme "Lisbela e o Prisioneiro" destaque que fez a gravadora "Som Livre" lançar uma coletânea desse excepcional artista brasileiro.





abraços
















Um comentário:

  1. Esse cantor da música popular brasileira,fez grande sucesso e é um dos considerados "bregas".Essa música fez parte da minha juventude e eu a cantei muiiiito!Amei recordar mais essa.

    beijos

    ResponderExcluir