segunda-feira, 1 de abril de 2013

Tim Maia com a canção Azul da cor do mar do ano de 1970.







"Sebastião Rodrigues Maia" nasceu no "Rio de Janeiro" em 28 de Setembro de 1942 e faleceu em 15 de Março de 1998 aos 55 anos de idade.

"Tima Maia" t era chamado pelos amigos de "Síndico" ele foi o pai da "Soul Music" brasileira , e tinha como repertório o Samba Funk, Baião, disco e o Funk.

Ele era 19° penúltimo dos irmão de uma grande familia.
 Cantor, produtor , compositor, arranjador , maestro, multi instrumentista e empresário,  conhecido mundialmente como um dos mais importantes ícones da musica brasileira.

Com sua voz inconfundível, grave carregada e rouca, obteve estrondoso sucesso e expressiva vendagem de discos.

Até os 17 anos viveu na Tijuca onde nasceu e em 1959 antes de se mudar para os "Estados Unidos" tinha uma banda "The Sputnicks" fundada por ele e cantava junto com "Roberto Carlos". Era amigo  de "Erasmo Carlos" ,Jorge Ben Jor,entre outros artistas daquela época que também iniciavam suas carreiras.

"Tim Maia" foi também baterista de uma banda "Tijucanos do Ritmo" que tocava numa igreja de capuchinos próximo a sua casa  e logo "Tim" passaria para o violão.

Morando nos "Estados Unidos" ele inciou seu contato com o "Soul" e no ano de 1963 foi deportado por porte de drogas e roubo, mas lá ele fez parte de um grupo vocal "The Idelals".

Em 1968 , produziu o disco "A onda é o  Boogaloo" de "Eduardo Araujo" álbum que trouxe a sonoridade para a "Jovem Guarda" No mesmo ano "Roberto Carlos" gravou uma composição de "Tim" "Não vou ficar" para o álbum "Roberto Carlos e o Diamante Cor de Rosa".

Ainda no ano ano de 1968 , gravou  pela "CBS" , seu primeiro disco solo com duas canções de sua autoria ; "Meu pai" e Sentimentos"

Ele começou a se firmar no mercado musical, quando gravou pela "Fermata" em 1969 um compacto simples    o a cação "These Are The Songs" que foi regravada no ano seguinte num duo com "Elis Regina" que tinha também "What Do You Want To Bet"

Por indicação da banda dos anos 60 de "Rita Lee"  "Os Mutantes" , "Tim" gravou pela "Polydor" o LP "Tim Maia" que permaneceu 24 semanas em primeiro lugar no "Rio de Janeiro'

Neste álbum obtiveram sucesso as seguintes canções; "Azul da cor do mar" e "Coronel Antonio Bento" composições de; "Luiz Vanderley" e "João do Vale" "Primavera" do excelente "Cassiano" e "Eu amo você".


Nos três anos que se seguiram "Tima Maia" ainda na mesma gravadora , gravou Volume II, tornando-se cada vez mais famoso com canções como a dançante "Não Quero Dinheiro (Só Quero amar)", na era disco; Tim Maia volume III e Tim Maia volume IV, no qual se destacaram "Gostava Tanto de Você" (Edson Trindade) e "Réu Confesso". Em 1975, gravou os LPs Tim Maia Racional , Volume 1 e 2.


Em 1978, gravou, para a Warner, Tim Maia Disco Club, claramente inspirada pela disco music. Tim foi acompanhado pela "Banda Black Rio". Nesse álbum, gravou um de seus maiores sucessos, "Sossego".


Tim Maia se tornou notável por não aparecer ou atrasar em shows, e frequentemente reclamar da qualidade do áudio nos mesmos.


Lançou em 1983 o LP "O descobridor dos sete mares", com destaque para a canção-título "O Descobridor dos Sete Mares" (Michel e Gilson Mendonça) e para a canção "Me dê Motivo" (Michael Sullivan e Paulo massadas) um dos seus maiores sucessos.


Em 1985 , gravou "Um dia de domingo", também de Sullivan e Massadas", em dueto com a cantora , "Gal Costa" obtendo grande sucesso.


Entre as pessoas que ele admirava , está "Nelson Mota" "Lulu Santos" "Maria Monte", as bandas "Titãs" ,e "Paralamas do sucesso"


"Tim" teve influências de artistas como "Four Tops","Little" Richard" "Ronnie Self" "João Gilberto", "Os Cariocas","James Brown" , entre outros.


Em 2011 "Nelson Mota" e "João Fonseca" , criaram o musical baseado no livro "Vale Tudo". Esse maravilhoso Show foi interpretado pelo ator e cantor "Tiago Abravanel"


O filho de "Tim" "Léo Maia e o sobrinho "Ed Mota" também são artistas, instrumentistas, cantores , compositores respeitados e que também herdaram a qualidade e o excelente bom gosto por repertórios e muitos nos honram por suas canções.



abraços









Um comentário:

  1. Tim Maia dispensa comentários,sua voz e ginga musical,são únicas,inigualáveis.Pena que nos deixou tão jovem...tanto talento vencido pelas drogas e pela bebida!

    beijos

    ResponderExcluir