quinta-feira, 4 de abril de 2013

"Moms Mabley" com uma canção de 1969 " Abraham , Martin and John" - Tradução



             
                                                                                                                      

"Loretta Maria Aiken" a "Moms Mabley" nascida em "Brevard" "Carolina do Norte" "EUA" em 19 de Março de 1894 e faleceu los 23 de Maio de 1975.

Ela FOI UMA comediante e Pioneira fazer "Chitlin Circuito" significado fazer nomo dado AO COLETIVO los salas de Espetáculos do Leste, sul e contraditório superiores do Meio Oeste americano, regioes consideradas Seguras parágrafo os "Afro-Americanos", Músicos, Comediantes e OUTROS Artistas Durante um nn raciais segregação "ESTADOS UNIDOS".

"Moms" alegava Opaco havia nascido há ANO DE 1894, mas Dados apontam Que o verdadeiro Ano de nascimento, FOI 1897.

Ela Veio de UMA Família de 20 Filhos e was when estuprado tinha apenas 15 años e Teve Dois Filhos that were Dados parágrafo Adoção. APOS cessos Fatos ELA FOI POR Forcada Seu padastro a se casar com hum Homem Bem Mais Velho, Fato Que a desagradou e fez com Opaco ELA fossa incentivada POR SUA Avó um Fugir da Cidade e optou POR Go to "Clevland" "Ohio" Onde se juntou um show de menestrel um, Viajando e se apresentado Como comediante e cantora.

A Partir de 1933, JA iniciava SUA Carreira nenhum cinema, tendão also Gravado Vários discotecas e Aparições nn Programas de TV americana dos Mais famosas, ISSO JÁ na Década de 60.

Ela FOI considerada "Lésbica" era mas conhecida Como a Mãe dos Artistas Comediantes com QUEM conviveu de 1950 a 1960.

Em 1962, a ELA FOI considerada Das UMA MELHORES Artistas que "Chitlin Circuito" when ganhava EUA $ 10,000 POR Semana não "Harlem 's Apollo Theater" Onde Teve Seu Sucesso ampliando Seu Público also Entre OS brancos JÁ Opaco aparecia los Programas de TV.

No Ano de 1975 Pouco Antes de SUA morte "mamãs" Filmes aparecia EM, na Televisão e nn Clubes e se apresentou nenhum Festival de Mulheres de Michigan.

Ela Teve nenhuma Filhos Quaro total de Além dos Dois that were Dados parágrafo Adoção e Teve cinco Netos.

"Mabley" Morreu los White Plains EM NY, EM 1975, nenhum hospital que MESMO nome, Onde ELA tinha Sido Paciente Durante SEIS Semanas de Insuficiência Cardíaca.

Ela estava EAo Cuidados dos Filhos, Bonnie, Christine, Charles, e Yvonne Ailey. Serviços de Os Funèbres FORAM realizadas na Abissínia fazer Harlem Igreja Batista. "Moms" Encontra-se enterrada los NY não "Cemitério Ferncliff, Hartsdale.

Importante salientar Opaco Aqui no Brasil a Juventude da Época (1969) Curtia Muito "Rock and Roll", "Jovem Guarda", dos Beatles, "Elvis" Entre OUTROS, mas ESTA canção "Abraham, Martin e John" das UMA FOI Canções Que Localidade: Não poderia faltar Nos Embalos (Hoje Chamado de baladas) OU NAS discotecas Particulares de CADA UM de Nós, de Além da estrondosa Execuções NAS rádios Pelo Nosso País.



Abraços!





7 comentários:

  1. Que figura maravilhosa,me emocionei com sua emoção na interpretação,percebe-se que vem do fundo de sua alma!Viveu numa época em que era muito difícil ser afro-descendente e mulher... mesmo assim conseguiu fazer sucesso.Como você disse,essa música fazia parte dos nossos "bailinhos" de juventude!

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Parabens cara...blog fantastico, a gente faz uma viagem aos alucinantes anos 60" 70" , tudo era novidade, é indiscritivel, só quem viveu isso
    sabe como foi....curtimos muito tudo isso, mais tinha-se muito pouca
    informação...que agora temos a oportunidade de conhecer....mais dá uma saudade...!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo carinho viu Otavio....bom que tenha gostado da música que te trouxe boas lembranças e também por ter gostado do blog. Volte sempre....abraços!

      Excluir
  3. UMA MÚSICA QUE NÃO SABIA QUEM CANTAVA E MUITO MENOS O NOME DA MÚSICA APESAR DE CONHECÊ-LA FOI UM ENCONTRO LEGAL !!!

    ResponderExcluir
  4. Olá, já conhecia a música há muitos anos,mas nunca tinha me atentado para a tradução...Na música ela cita personalidades importantes na história das conquistas no USA. Ao final da canção ela refere-se ao "pequeno Bob" de quem se trata??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cláudia .

      Eu pesquisei sobre sua pergunta e achei segundo a explicação do site sabercultural a menção a Bobby no final da canção de Moms Mabley com os seguintes dizeres :

      No fim da canção o nome de Bobby é citado. Refere-se a Robert Kennedy, irmão de JFK. Todos os mencionados na canção já faleceram (Lincoln em 1865, John Kennedy em 1963, Martin Luther King e Bob Kennedy em 1968).

      Vou deixar aqui o link para que você possa melhor pesquisar :
      http://www.sabercultural.com/template/musicas/JackieMomsMableyAbrahamMartinAndJohn.html

      Excluir
  5. Eu conhecia está música apenas "de ouvido" a muito tempo e imaginava que ela fosse cantada por um cantor americano de idade avançada com uma carreira que o tivesse tornado uma figura simpática e querida no seu país, era a impressão que eu tinha. Quando mais jovem essa música me emocionava quando eu a ouvia e sabia somente que ela estava falando de três grandes líderes americanos e tinha muita curiosidade em saber com certeza quem a cantava. Foi em um programa de rádio dominical da minha cidade que toca esses grandes clássicos do passado que eu vim a descobrir que era Moms Mabley. Com certeza sua história deve ter sido incrível e mereceria ser retratada em um filme se já não o fizeram, pena que o mundo anda muito sem memória !!!!

    ResponderExcluir